São Bernardo do Campo,
São Paulo, Brasil




Por que valvulado?
(inclui pequena apresentação da Tubeamps)

Muitos devem perguntar: “por que eu devo adquirir um amplificador valvulado?”
A resposta, na verdade, é uma única: “Porque é o único modo de se obter timbre de guitarra”.

Os guitarristas nesses longos 50 anos de Rock’n’Roll descobriram que os amplificadores, além de amplificarem seus instrumentos, funcionavam como geradores de timbre. A enxurrada de amplificadores solid state que se seguiu à popularização dos transistores no final dos anos 60 serviu para mostrar que, apesar de muito mais caros, os amplificadores valvulados são insubstituíveis até os dias de hoje. Não fosse assim e não teríamos todos os guitarristas profissionais de bandas famosas ou nem tanto utilizando válvulas. É por isso que a primeira sensação do iniciante, ao ligar sua primeira guitarra em seu primeiro amplificador transistorizado ou pedaleira multi-efeitos, seja a decepção; parece-lhe impossível que hoje em dia, apesar de toda a tecnologia disponível, não consiga reproduzir, nem de longe, o timbre (por exemplo) do Eric Clapton em 1969. É algo a se levar em conta pois muitos podem desistir de continuar por esse exato motivo.
Existem diversas condições pelas quais as válvulas soarem melhor que os transistores e você poderá se informar melhor sobre isto no artigo
o som valvulado.
Amplificadores valvulados importados de fabricantes tradicionais existem à venda no Brasil, mas são bastante caros. Podem custar até mais que o seu próprio carro. Foi pensando nisso que iniciamos a fabricação desses amplificadores. Quando iniciamos não se encontrava no Brasil nem válvulas, nem soquetes, nem knobs chicken head e muito menos alto-falantes de guitarra . Hoje temos isso tudo mas, apesar da grande adversidade, principalmente na aquisição de componentes decentes por preços também decentes e na desconfiança natural e compreensível do cliente em potencial em adquirir algo feito por alguém, uma pessoa comum e em adiantar um pagamento
às escuras, conseguimos manter a coisa funcionando e crescendo.
Não foi à toa que após a criação do site da Tubeamps em 2001, uns seis ou sete fabricantes hand-made surgiram com o mesmo propósito e até mesmo a Meteoro e Warm Music iniciaram sua própria produção de amplificadores valvulados no Brasil.
A Tubeamps ainda está em fase de definir seu caminho no que concerne aos modelos adotados. Temos modelos demais para um pequeno fabricante e essa linha deverá ser reduzida com o tempo, a fim de atender melhor e mais rápido à demanda que vem se formando.
De qualquer forma, esperamos que (e trabalhamos para isso) os jovens guitarristas consigam entender e, principalmente, aceitar que nenhum (quem sabe quase nenhum?) guitarrista profissional ou famoso utiliza pedaleira ou amplificador transistorizado e isso é um motivo mais que convincente para se decidir por pegar um logo e preocupar-se apenas em tocar.

Manolo
El Presidente.


São Bernardo do Campo,
São Paulo, Brasil